É o que garante o recebimento de links (que dão relevância no Google), é o que as pessoas procuram e se interessam nos motores de busca, o que compartilham nas redes sociais e o que faz a empresa se tornar uma autoridade no assunto.
Os blogs são uma das mais poderosas plataformas para produção de conteúdo.
Pense nos blogs como uma arma de alto impacto na atração de visitantes e conversão dos mesmos em clientes. Feito de forma correta, o blog é um dos maiores ativos de marketing que uma empresa pode ter atualmente.
A questão mais natural quando sugerimos a outras empresas a criação de um blog é o "Por quê".
Qual o motivo para se empenhar tanto na criação de um blog e na constante atualização dele?
Como ele contribui efetivamente para o meu negócio?
Apesar das razões variarem de empresa para empresa, apresentamos a seguir oito grandes benefícios que se enquadram em diversos tipos de empresas:
1. O blog estabelece autoridade
Quando você escreve sobre algum assunto, está constantemente a colocar seu conhecimento à prova. Se não conhece muito do assunto, certamente será criticado nas redes sociais e nos comentários do blog. No entanto, se o blog tem qualidade, faz sucesso e é muito comentado, automaticamente passa a ser uma autoridade no mercado sobre o assunto.
Os potenciais clientes vêm-no a si e à sua empresa como alguém que sabe do que está a falar e passam a confiar mais na marca.
2. O blog ajuda a sua empresa a ser encontrada de forma gratuita no Google
Publicar conteúdo com frequência faz com que o seu blog ou site tenha muito mais páginas indexadas no Google do que um website comum. Além disso, aumenta a probabilidade de outros sites utilizarem links para o seu, o que aumenta a autoridade do domínio e ajuda a se posicionar melhor no Google.
3. O blog dá assunto para falarem da empresa nas redes sociais
Muito se fala sobre a importância das redes sociais para o marketing digital, mas o que as pessoas mais fazem nessas redes sociais é compartilhar conteúdo de qualidade. Produzir um ótimo conteúdo no blog é uma forma eficaz de usar as redes sociais para marketing.
4. O blog é interativo
A maioria dos blogs tem espaços para comentários. Incentivar essa conversa é uma nova forma de criar relacionamento com seus potenciais clientes. Além disso, pode ser uma fonte de ideias para novos posts, aprender coisas novas a partir da experiência das outras pessoas e receber opiniões sobre o seu blog, a sua empresa e os seus produtos ou serviços.
Mas atenção que é necessária uma grande concentração na forma como são geridos os comentários.
5. O blog é dinâmico
Um site normal pressupõe conteúdo fixo, parado. Com um blog, fica-se com a ideia totalmente oposta: atualizações constantes, conteúdo novo. Isso faz com que as pessoas visitem o seu site de forma continuada.
6. O blog facilita o processo de venda
O blog ajuda muito nos casos em que o potencial cliente ainda não está no momento ideal de compra. Assim, ao atraí-lo para o seu site, o cliente pode continuar em contato contínuo com a sua empresa mesmo que não tenha comprado o produto ou serviço. Dessa forma vai estabelecendo a confiança aos poucos e o potencial cliente já terá a sua marca na cabeça quando finalmente decidir que é a hora de comprar.
7. O blog cria aprendizagem
Esse é um aspeto pouco valorizado, mas de grande importância.
Escrever um blog é uma responsabilidade que o força a estar atento com o que acontece no seu ramo de negócio.
Além disso, o fato de ter que escrever faz com que você, que já estudou, aprendeu bastante e tem uma série de opiniões e argumentos na cabeça, organize bem essa informação e consiga absorver e reter o que é mais importante.
8. O blog constrói um ativo permanente
Ao contrário da publicidade tradicional ou mesmo uma campanha de marketing paga na Internet, o blog é um ativo permanente.
No primeiro caso, se deixar de investir em marketing, deixará de atrair clientes por esses canais.
No entanto, se deixar de escrever no blog, os links de indicação e a autoridade das suas páginas perante o Google mantêm-se, e assim a sua empresa vai continuar a receber tráfego para o site de forma gratuita.
Em resumo, temos os seguintes motivos:
- Estabelecer autoridade;
- Ajudar a sua empresa a ser encontrada de forma gratuita no Google;
- Ser interativo;
- Dar assunto para falarem da empresa nas redes sociais;
- Ser dinâmico;
- Facilitar o processo de venda;
- Construir um ativo permanente;
- Criar aprendizagem.
Muitos outros motivos poderiam ser apresentados, mas estes já dão uma ideia do potencial no uso desta ferramenta de marketing digital.
Se gostou deste artigo e quiser receber futuras atualizações sobre este ou outros assuntos, teremos todo o gosto em que subscreva a nossa newsletter.