Empreendedorismo e liderança: sinónimos ou complementos?
"Para ser um líder, as pessoas têm de querer segui-lo, e ninguém quer seguir alguém que não sabe para onde está a ir" (Joe Namath)
Embora partilhem algumas semelhanças, os papéis desempenhados por líderes e empreendedores são diferentes.
Um empreendedor pode ser qualificado como o empresário que toma a iniciativa e corre risco para ganhar dinheiro. O líder, como alguém que comanda, guia e inspira outros.
A diferença está caracterizada, igualmente, pelo fato de que líderes atuam em diversas áreas da atividade humana, como as forças armadas, as instituições religiosas, a política e o desporto. Enquanto isso, a atuação dos empreendedores tende a ser relacionada, prioritariamente, com a criação e a operação de uma organização, seja ela uma empresa, um organismo público ou uma organização não governamental.
Desta forma, o empreendedorismo e liderança apresentam uma certa similaridade com uma considerável área de sobreposição, mas, ainda assim, são claramente diferentes.
Embora possuam diferenças, empreendedorismo e liderança andam juntos
Podemos entender que o empreendedorismo não é percebido como parte necessária da liderança bem-sucedida. Mas a liderança é um elemento do sucesso empreendedor.
Competências como a comunicação, motivação, autoconhecimento e controlo de emoções habilitam o empreendedor a lidar e liderar pessoas em seu redor. Estas capacidades compõem a liderança empreendedora.
A liderança empreendedora tem como grande apoio o conhecimento sobre si. Desde o início, o empreendedor precisa de conhecer os seus pontos fortes que servirão de alavanca ao seu projeto.
O empreendedor precisa de saber comunicar de forma eficaz a ponto de influenciar, conseguir apoio e participação de várias pessoas: sócios, fornecedores, investidores, mentores e colaboradores. Esta comunicação vai sendo aperfeiçoada ao longo do tempo.
Outro ponto é a gestão da equipa de colaboradores. Esta habilidade é posta à prova desde o momento de escolha dos colaboradores.
Às vezes, é preciso pedir ajuda. Mesmo que, no início, não tenha como investir numa equipa de consultoria, há sempre alguém experiente por perto. A opinião externa e a troca de opiniões é importante no processo de liderança e gestão.
Melhorar o estilo de liderança exige esforço, autoconhecimento e conhecimento. Identificados pelo autor Daniel Goleman, a sua liderança pode ser:
- Confiável - contagia as pessoas e direciona-as para uma visão, estimulando-as a enfrentar e implementar as mudanças necessárias
- Conselheiro - atua como orientador das pessoas
- Agregador - alimenta os laços afetivos, de forma a motivar as pessoas
- Democrático - promove a contribuição de todos, impulsionando o consenso
- Coercitivo - focaliza-se na crise e direciona-se para a resolução
- Agressivo - foca-se nos altos resultados a serem obtidos em equipa
É importante usar mais do que um estilo de liderança, procurando promover visão, direção, motivação e abertura ao diálogo.