BLOG

AUDIVOUGA

 

Impressão 3D
05

Nov

Impressão 3D: o que é, para que serve e como funciona
   Vitor Martins      2018/11/05
 
Tag Heuer Carrera Mikrogirder Replica ??????????

3D??????????????????????????????????????????

1.???3D????

3D????????????????????????????????

???????????Tag Heuer Grand Carrera Calibre 16 Replica ????????????????????????????????????????????????????????????3D??????????

2.???????????????

???????????????????????????????????????????????

  • ????????;
  • ???????;
  • ????????;
  • ??????????????;
  • ???????????

3.?????????

Para que um objeto seja impresso por uma impressora 3D, é preciso que ele tenha sido, antes de tudo, construído num software de edição 3D. Existem inúmeras alternativas na Internet, inclusive softwares e cursos gratuitos, como por exemplo o Blender.

Também pode encontrar muitos modelos já prontos na internet. Um bom ponto de partida é o Thingiverse: o site conta com milhares de objetos prontos para a impressão.

4. Como são os direitos de autor que envolve, objetos impressos?

Geralmente, quando cria a representação de um objeto simples, seja ele impresso ou não, dificilmente responderá por quebra de direitos. Porém, se você começar a fabricar e vender um modelo em miniatura do Homem de Ferro, semelhante ao que está sendo vendido “oficialmente”, pode vir a enfrentar problemas com a justiça, pois está quebrando algumas patentes.

5. É possível imprimir a cores?

Sim. O método mais simples é a substituição do filamento plástico por outro de outra cor no decorrer da impressão. Porém, esse método não garante sempre os melhores resultados.

Existem impressoras que permitem utilizar dois filamentos de cores diferentes na hora da impressão, tudo de forma automática.

As impressoras que trabalham a laser são as mais eficientes, uma vez que é possível programar a impressora para pintar automaticamente cada uma das camadas no momento da impressão. Isso garante modelos com um acabamento excelente.

5. Qual é a complexidade máxima dos objetos impressos?

Não existe um limite para a complexidade dos objetos impressos. No entanto, quanto mais partes, mais demorado vai ser o processo.

O tamanho da impressão também não tem limites. O nível de detalhes do objeto é proporcional à largura das camadas escolhidas no momento da impressão. Quanto mais finas, maior será a qualidade do item impresso.

6. O que tem dentro de um objeto impresso em uma impressora 3D?

Um objeto impresso em 3D possui o formato que você definir. Isso significa que, se criar um modelo oco, ele vai ser impresso assim. Porém, se não definir nenhum espaço vazio dentro de um cubo, a impressora vai imprimir um cubo maciço.

7. Existe alguma diferença entre os plásticos ABS e PLA utilizados na impressão 3D?

Esses dois materiais não são os únicos, mas são os mais utilizados na impressão 3D.

  • ABS: material mais comum e mais acessíveis ao público em geral. Este tipo de polímero é bastante rígido e leve, apresentando um bom equilíbrio entre resistência e flexibilidade;
  • PLA: é um polímero biodegradável que é produzido a partir de ácido láctico fermentado. Este tipo é mais eficiente que o ABS em determinadas moldagens, porque tende a deformar menos e liberta menos fumo ao atingir o ponto de fusão.

Não existe muita diferença de preço entre os dois, pois ambos são materiais relativamente baratos.

8. Qual é o material utilizado nas impressoras por fusão a laser?

Para a impressoras do tipo SLS, os mais comuns são o plástico e o metal. Diferentemente das impressoras, em que a matéria-prima é fornecida por filamentos plásticos, aqui o material é em formato de um pó ultrafino que é bombardeado por um laser de alta potência até que entre em ponto de fusão para formar as camadas. Existe uma infinidade de plásticos disponíveis para o processo, como poliamida, poliestireno, nylon, ABS e muitos outros. Também existem modelos que trabalham com fibra de carbono, alumínio, ferro e aço, além de gesso e cerâmica.

Já no caso das impressoras do tipo SLA, um dos materiais mais utilizados é o plástico epóxi em forma líquida.

9. É verdade que em breve será possível imprimir casas inteiras?

Já existem diversas iniciativas no mundo todo para o desenvolvimento de impressoras grandes o suficiente para a construção de casas inteiras. O processo seria basicamente o mesmo de uma impressora de mesa: o equipamento deposita a matéria-prima em camadas até que a construção fique pronta.

A diferença é o material, que pode ser fibras de madeira, metal, plástico e até mesmo areia. A vantagem destes equipamentos é a velocidade, o custo e a resistência das construções, que deve ser muito maior, principalmente se levarmos em conta a complexidade da obra.

10. E se a minha impressora 3D estragar?

A tecnologia de impressoras 3D ainda é novidade no mundo todo. Dessa forma, ainda não existem muitas assistências técnicas especializadas nesse tipo de equipamento por aí.

??????????????????????/??????????

 

????????3D??????????????3D??????????????????

 



DEIXE O SEU COMENTÁRIO
 

SUBSCREVA A NEWSLETTER
Nunca perca as nossas novidades e actualizações

Contactos

 

Rua de Gaiate, 929
3700-737 Milheirós de Poiares Santa Maria da Feira

T: +351 256 820 149
F: +351 256 820 149

geral@audivouga.com
www.audivouga.com

Formulário

 

Contacte-nos e esclareça as suas dúvidas

REDES SOCIAIS

SIGA-NOS E FAÇA PARTE

 

Siga-nos nas redes sociais e faça parte da nossa comunidade