BLOG

AUDIVOUGA

 

Empreendedorismo e liderança: sinónimos ou complementos
25

Jul

Empreendedorismo e liderança
   Vitor Martins      2018/07/25
 

Embora partilhem algumas semelhanças são diferentes.

Empreendedorismo e liderança: sinónimos ou complementos?

 

"Para ser um líder, as pessoas têm de querer segui-lo, e ninguém quer seguir alguém que não sabe onde está ir" (Joe Namath)

 

Embora partilhem algumas semelhanças, os papéis desempenhados por líderes e empreendedores são diferentes.

Um empreendedor pode ser qualificado como o empresário que toma a iniciativa e corre risco para ganhar dinheiro. O líder, como alguém que comanda, guia e inspira outros.

A diferença está caracterizada, igualmente, pelo fato de que líderes atuam em diversas áreas da atividade humana, como as forças armadas, as instituições religiosas, a política e o desporto. Enquanto isso, a atuação dos empreendedores tende a ser relacionada, prioritariamente, com a criação e a operação de uma organização, seja ela uma empresa, um organismo público ou uma organização não governamental.

Desta forma, o empreendedorismo e liderança apresentam uma certa similaridade com uma considerável área de sobreposição, mas, ainda assim, são claramente diferentes.

 

Embora possuam diferenças, empreendedorismo e liderança andam juntos

Podemos entender que o empreendedorismo não é percebido como parte necessária da liderança bem-sucedida. Mas a liderança é um elemento do sucesso empreendedor.

Competências como a comunicação, motivação, autoconhecimento e controlo de emoções habilitam o empreendedor a lidar e liderar pessoas em seu redor. Estas capacidades compõem a liderança empreendedora.

A liderança empreendedora tem como grande apoio o conhecimento sobre si. Desde o início, o empreendedor precisa de conhecer os seus pontos fortes que servirão de alavanca ao seu projeto.

O empreendedor precisa de saber comunicar de forma eficaz a ponto de influenciar, conseguir apoio e participação de várias pessoas: sócios, fornecedores, investidores, mentores e colaboradores. Esta comunicação vai sendo aperfeiçoada ao longo do tempo.

Outro ponto é a gestão da equipa de colaboradores. Esta habilidade é posta à prova desde o momento de escolha dos colaboradores.

Às vezes, é preciso pedir ajuda. Mesmo que, no início, não tenha como investir numa equipa de consultoria, há sempre alguém experiente por perto. A opinião externa e a troca de opiniões é importante no processo de liderança e gestão.

Melhorar o estilo de liderança exige esforço, autoconhecimento e conhecimento. Identificados pelo autor Daniel Goleman, a sua liderança pode ser:

  • Confiável - contagia as pessoas e direciona-as para uma visão, estimulando-as a enfrentar e implementar as mudanças necessárias
  • Conselheiro - atua como orientador das pessoas
  • Agregador - alimenta os laços afetivos, de forma a motivar as pessoas
  • Democrático - promove a contribuição de todos, impulsionando o consenso
  • Coercitivo - focaliza-se na crise e direciona-se para a resolução
  • Agressivo - foca-se nos altos resultados a serem obtidos em equipa

É importante usar mais do que um estilo de liderança, procurando promover visão, direção, motivação e abertura ao diálogo.

 



DEIXE O SEU COMENTÁRIO
 

SUBSCREVA A NEWSLETTER
Nunca perca as nossas novidades e actualizações

Contactos

 

Rua de Gaiate, 929
3700-737 Milheirós de Poiares Santa Maria da Feira

T: +351 256 820 149
F: +351 256 820 149

geral@audivouga.com
www.audivouga.com

Formulário

 

Contacte-nos e esclareça as suas dúvidas

REDES SOCIAIS

SIGA-NOS E FAÇA PARTE

 

Siga-nos nas redes sociais e faça parte da nossa comunidade