BLOG

AUDIVOUGA

 

negocio na era digital
11

Oct

5 Dicas para Colocar o Seu negócio na Era Digital
   Vitor Martins      2016/10/11
 

Colocar o seu negócio no Mapa Digital já não é uma opção é uma obrigação.

Lembra-se do tempo em que as fotos tinham que ser reveladas?

 

Há cerca de vinte anos atrás, as nossas carteiras estavam cheias de cartões de visita, os armários cheios de álbuns de fotografias e as noites eram passadas com as estreias na TV.

Parece impensável, mas foi antes da internet realmente existir.

Desde então, temos mudado os nossos hábitos tanto de trabalhar, como de pensar e viver. A era digital está totalmente sobre a nossa cabeça, e as regras do jogo mudaram.

 

O Desafio Digital

Esta alteração dos nossos hábitos diários, não só afetou a sociedade e a sua dinâmica, mas alterou a educação e o emprego, bem como, transformou diretamente o ciclo do consumismo.

 

Forçado a modernizar a forma de satisfação das necessidades dos consumidores contemporâneos, o mundo dos negócios talvez tenha sofrido uma mudança dramática.

 

Digitalmente nativo, impiedosamente cosmopolita, um pouco narcisista e, acima de tudo, inteligente e educado, os Millennials permanecem no cerne da grande mudança, sendo o maior público-alvo em todo o mundo.

 

Seja qual for o tamanho ou nicho, agora uma empresa não pode existir sem o seu equivalente online.

 

É na internet onde podemos construir e desenvolver as nossas ideias de negócio e estratégias de marca, onde encontramos os nossos prospects (potenciais clientes) e os convertemos em clientes de longa duração.

 

Os tempos mudaram, e a única maneira de manter-se no tempo atual é estar onde tudo acontece - online.

 

1. Sede Virtual: o site

 

Se a única diferença entre si e o seu concorrente principal é que você não tem um site, então, esteja preparado para perder a batalha.

 

É simplesmente como o mundo dos negócios funciona hoje em dia - quando a qualidade dos produtos e serviços são parecidos, estar online é um fator de alavancagem.

 

Na verdade, o consumismo moderno é tudo sobre a entrega e conveniência imediata, o que significa que, se o que está a oferecer não está disponível para que todos possam ver e comprar de qualquer lugar, a qualquer momento, é improvável que tenha os clientes que o seu negócio precisa para ser bem sucedido.

 

A internet tornou-se a maior fonte de vendas de produtos e serviços, o principal canal de comunicação e uma plataforma de apresentação cruciais.

 

Na era digital, um site profissional é uma vantagem necessária e poderosa.

 

Se já tem um site, considere ainda melhorar a sua imagem de marca e a experiência do cliente. Isso inclui tudo, desde navegação fácil e capacidade de resposta em dispositivos móveis, atendimento ao cliente profissional. Todos estes pontos vão ajudar a construir a experiência e vão fazer os seus clientes voltarem.

 

Pense nisso em termos de tijolo e argamassa da sua estratégia digital, em fazer do site um lugar que nunca está fechado e sempre aberto.

 

2. Construir relacionamento com o cliente: redes sociais

 

Se um site é uma alternativa moderna a uma loja física ou a um espaço físico, então as redes sociais podem ser consideradas semelhantes a um café local onde seus clientes podem relatar as suas experiências e conversar com as pessoas que sabem sobre a sua marca (boca-a-boca).

 

Para além de estar diretamente ligado com os seus clientes, permite-lhe comunicar um-a-um com eles, ver o que se passa socialmente e um relacionamento ativo pode ajudá-lo a obter uma compreensão bastante precisa do que o público gosta, quer e precisa.

 

Também pode ver o que a sua concorrência tem feito no sentido de satisfazer essas novas exigências, o que lhe pode fornecer dados de análise de mercado e de clientes de valor inestimável para a tomada de decisões de negócios futuros.

 

Ao contrário de seu site, a sua presença nas redes sociais pode fazer chegar uma mensagem mais pessoal para os potenciais clientes.

 

Deve compartilhar algum conteúdo em uma base periódica, e a sua presença nas redes sociais não deve se resumir a discursos de vendas. Mais importante, ele irá estabelecer um indispensável canal de duas vias para a construção e enriquecer o relacionamento com clientes.

 

Essas relações não só o farão ganhar clientes fiéis, mas irão fornecer a prova social a clientes potenciais e garantir que você é a pessoa certa para ajudá-los.

 

3. Espalhe a palavra: O Poder do conteúdo de alta qualidade

 

Com a popularidade de sites e redes sociais, as técnicas de publicidade tradicionais têm passado despercebidas.

 

O marketing de conteúdo é agora a mais poderosa estratégia para a maioria das empresas.

 

Criação de conteúdo de alta qualidade tornou-se um divisor de águas para empresas em crescimento. Em primeiro lugar, é a melhor maneira de conseguir uma audiência familiarizada com a sua marca e mantê-los envolvidos no processo. Agarrando o seu interesse eles vão estar ansiosos pelas suas mensagens futuras.

 

Quando isso acontecer, pode começar a move-los nos seus funis de vendas, que irão convertê-los de clientes potenciais a clientes que pagam.

 

4. Relacionamento com a marca: campanhas interativas

 

Ao fundir o envolvimento do cliente com as estratégias inteligentes de marketing, estas novas campanhas nas redes sociais são meios eficazes de crescimento do negócio.

 

Estas campanhas interativas usam mensagens de conteúdo regulares, mas adicionam uma chamada adicional para a ação - um desafio. O poder dessas campanhas nas redes sociais vem do fato de que o público simplesmente não pode ignorar o convite ou o desafio de participar.

 

Como exemplo, cheio de Millennials, o Snapchat provocou a criatividade em alguns dos maiores fabricantes de marcas para criar campanhas que obrigam os seus seguidores a participar.

 

5. Retenção de Clientes: abrace o feedback

 

Conectar com o seu público a um nível pessoal nunca foi tão importante como hoje.

 

Quer esteja em um site ou em uma plataforma de redes sociais, os seus clientes querem ser ouvidos e precisam dar as suas opiniões para serem reconhecidos.

 

Eles exigem mais personalização e atenção do que nunca. Mas tão exigente como esses clientes podem ser, eles também respondem aos cuidados das marcas e empresas com gratidão e devoção.

 

Nos seus hábitos diários, também preferem perder o menos tempo possível na espera por consumir e ficam com as marcas que oferecem soluções em tempo real, mesmo com um aumento do custo.

 

Ter um feedback negativo é sempre um risco, e o melhor que pode acontecer é optar por reconhecê-lo. Se optar por ignorá-lo, corre o risco de perder qualquer hipótese de conter ou reparar a situação.

 

É um risco que simplesmente não se pode dar ao luxo de tomar.

 

Tenha em mente que, quando visto a partir da perspetiva correta, o feedback negativo pode ajudar a reparar falhas pontuais nos produtos, nos serviços ou em outras áreas que pode precisar melhorar no seu negócio.

 

Um comentário de um cliente insatisfeito é muitas vezes mais útil do que vinte comentários positivos, ou se preferir, os negativos são aqueles que oferecem oportunidades.

 

A chave é ouvir, reconhecer e responder apropriadamente. As pessoas admiram marcas que sabem lidar com situações negativas também. E acima de tudo, aprendem com ele.

 

Resumindo,

 

Se o seu negócio não está na Internet, rapidamente a sua empresa vai estar fora do negócio.

 

Há muito que podemos aprender com Bill Gates e os seus seguidores. Mas a mensagem é bastante simples - a internet é onde os negócios dos dias de hoje têm lugar, então certifique-se de não só estabelecer uma presença... mas como faze-la poderosa, se quiser ser bem sucedido.

 

Estas são algumas coisas que são necessárias para colocar um negócio no mapa da era digital.

 

A propósito da pergunta que coloquei no início, se lembrava do tempo em que as fotos tinham que ser reveladas, pode ver um outro artigo em que falo dos erros cometidos pela Kodak.

 

Há mais alguma coisa que ache que deva ser acrescentada a este artigo? Se sim, envie um comentário.



DEIXE O SEU COMENTÁRIO
 

SUBSCREVA A NEWSLETTER
Nunca perca as nossas novidades e actualizações

Contactos

 

Rua de Gaiate, 929
3700-737 Milheirós de Poiares Santa Maria da Feira

T: +351 256 820 149
F: +351 256 820 149

geral@audivouga.com
www.audivouga.com

Formulário

 

Contacte-nos e esclareça as suas dúvidas

REDES SOCIAIS

SIGA-NOS E FAÇA PARTE

 

Siga-nos nas redes sociais e faça parte da nossa comunidade