BLOG

AUDIVOUGA

 

5 dicas rápidas para Jovens Empreendedores de Sucesso
29

Nov

5 dicas rápidas para Jovens Empreendedores
   AudiVouga      2014/11/29
 

Quando se pensa em empreendedores quase sempre se pensa em pessoas que apostaram em negócios inovadores, mas muitas vezes não é preciso ser inovador, não é preciso ser um Bill Gates.

Basta ter uma boa ideia válida, rentável e esforçar-se por colocá-la em prática.

Então quando se pensa em jovens empreendedores normalmente pensa-se ainda em mais dificuldades. Mas não é preciso desesperar-se, com uma boa dose de bom senso e conhecimentos qualquer jovem pode aspirar a tornar-se um jovem empreendedor de sucesso.

Aqui vão 5 dicas rápidas para jovens empreendedores.

 

Dica 1 - Comece com o que conhece

 

 

Muitos empreendedores de sucesso foram bem sucedidos criando empresas em áreas em que já tinham experiência.

Por vezes não é preciso procurar longe, porque as melhores ideias estão bem perto. Começar com aquilo que sabe fazer pode representar um caminho mais rápido para se tornar empreendedor. Conhecer o ramo de negócio permite identificar vantagens competitivas. Claro que não estou a dizer que vá dedicar-se a algo a que o consumidor não dá valor.

A primeira boa prática de qualquer negócio é fazer um estudo de mercado. Não estou a dizer que tem obrigatoriamente de fazer um relatório em papel de 100 páginas, pode servir perfeitamente uma folha, ou até, pode sentir-se melhor em tê-lo só na cabeça.

 

Dica 2 - Pode começar pequeno mas sonhe grande

 

 

Muitos empreendedores de sucesso começam localmente de forma a aperfeiçoar o seu modelo de negócio mas planeiam em larga escala.

Reid Hoffman, o cofundador do Linkedin, a rede social de negócios, já dizia que para se poder crescer é preciso ter um alvo maior. Se não tiver um objetivo grande nunca vai conseguir melhorar, mesmo que nunca lá chegue. Dependendo do negócio, comece localmente, mas planeie globalmente de forma a poder expandir e incrementar a atividade da empresa.

Aconselho a ver a palestra aqui do Reid Hoffman no Endeavor Entrepreneur Summit de 2011.

 

Dica 3 - Não se prenda ao plano de negócios

 

 

Muitos empreendedores de sucesso nunca escreveram um plano de negócios.

No século XX o plano de negócios com cerca de 100 páginas era uma boa ferramenta para planear qualquer negócio. Mas atualmente, em grande número de negócios, quando terminar de preparar o seu fantástico plano de negócios de 100 páginas corre o risco de já estar desatualizado.

A velocidade a que tudo acontece no mundo atual não se compadece com documentos parados no tempo.

Por isso não se deve prender a um tradicional plano de negócios, mas isso não quer dizer que não tenha pensado sobre os aspetos fundamentais do negócio. Uma ferramenta ótima para isso é o modelo de negócios Canvas que antes de tudo obriga a pensar nas várias áreas do seu negócio, numa folha permite desenvolver e esboçar modelos de negócio e é um documento que facilmente pode ir sendo alterado. Mas isso é assunto para outra altura, o modelo de negócios Canvas merece um artigo só para ele.

 

Dica 4 - Procure investidores e ganhe conselhos

 

 

Muitos empreendedores de sucesso receberam ajuda de investidores e tiveram conselheiros.

Os empreendedores não conseguem fazer tudo sozinhos, por isso, devem procurar atrair investidores para o seu negócio e procurar conselheiros talentosos de forma a poder minimizar riscos.

Já dizia a minha avô que duas pessoas ou mais pensam melhor do que só uma e atualmente os conselheiros ganharam posição de destaque e evoluíram para a figura de mentores. Prometo noutro artigo abordar o mentoring.

Dependendo do negócio, os investidores são mais ou menos importantes em face da maior ou menor necessidade de capital para iniciar e expandir o negócio, além de poderem ser uma mais-valia em termos de experiência.

 

Dica 5 - A experiência leva mais longe

 

 

Muitos empreendedores de sucesso já tinham alguma experiência na área.

Algumas vezes os negócios começavam na garagem de casa, mas eu vou mais longe e arrisco dizer que atualmente alguns negócios começam no quarto ou na sala de casa.

Muitos empreendedores foram ganhando e melhorando a sua experiência. Um pouco de experiência prévia ajuda muito no caminho e quanto maior o leque de competências maior será o leque de possibilidades do futuro empreendedor.

Resumindo, comece com o que conhece, comece pequeno mas sonhe grande, não se prenda ao plano de negócios, procure investimentos e ganhe conselhos e a experiência irá leva-lo mais longe.

 

Se gostou deste artigo e quiser receber futuras atualizações sobre este ou outros assuntos, teremos todo o gosto em que subscreva a nossa newsletter. 



DEIXE O SEU COMENTÁRIO
 

SUBSCREVA A NEWSLETTER
Nunca perca as nossas novidades e actualizações

Contactos

 

Rua de Gaiate, 929
3700-737 Milheirós de Poiares Santa Maria da Feira

T: +351 256 820 149
F: +351 256 820 149

geral@audivouga.com
www.audivouga.com

Formulário

 

Contacte-nos e esclareça as suas dúvidas

REDES SOCIAIS

SIGA-NOS E FAÇA PARTE

 

Siga-nos nas redes sociais e faça parte da nossa comunidade